BIOIMPEDÂNCIA
Uma tecnologia não invasiva, simples e económica para a análise da composição corporal
O que é a bioimpedância?
A técnica que analisa a composição corporal com base nas propriedades elétricas dos tecidos. Baseada no fenómeno da impedância, regista a oposição oferecida pelo corpo humano quando uma corrente alternada de características conhecidas é aplicada através de eletrodos de superfície.
A separação da impedância nos seus componentes permite-nos fazer uma avaliação da composição corporal:
- A RESISTÊNCIA (Rz): é determinada pelos fluidos extra e intracelulares e é inversamente proporcional ao seu volume.
- A REATÂNCIA (Xc): resulta da capacidade das células para reter energia (capacitância) e é diretamente proporcional ao volume das células.
A relação entre os dois fornece o chamado ângulo de fase, um indicador da saúde celular e um marcador de prognóstico.
Todas estas variáveis são combinadas ou representadas, dando origem às diferentes análises de impedância existentes.
Tecnologia Akern
AKERN é uma empresa pioneira no estudo e desenvolvimento da bioimpedância, com mais de 40 anos de experiência, aposta numa tecnologia que se caracteriza por ser:
- SENSIBILIDADE DE FASE A UMA FREQUÊNCIA DE 50 KHZ: a utilização desta tecnologia permite leituras diretas de resistência, reactância e ângulo de fase com o mais alto grau de precisão para análise vetorial (BIVA), estado nutricional e avaliação hídrica sem necessidade de frequências múltiplas.
- PRECISÃO: Todos os instrumentos AKERN fornecem leituras bioelétricas com uma precisão de 0,1 Ohm.
- BASEADO EM EVIDÊNCIAS: com mais de 3.500 publicações no domínio da composição corporal, todas as fórmulas desenvolvidas têm estudos de correlação com métodos de referência.
- PADRÃO DE REFERÊNCIA EM ANÁLISE DE BIOIMPEDÂNCIA VETORIAL: motores da utilização da análise vetorial na prática as elipses de tolerância desenvolvidas pela Akern possuem a maior base de dados atualmente disponível, diferenciada por idade e sexo da população. Fortes adeptos desta metodologia porque esta análise reduz o erro, garantindo a sua aplicação em qualquer domínio da medicina.
- SIMPLES: O equipamento da AKERN foi concebido a pensar na simplicidade, evidenciada pela sua portabilidade, leveza e facilidade de utilização.
Que técnicas de análise de impedância bioelétrica existem?
- BIOIMPEDÂNCIA CONVENCIONAL: método quantitativo que utiliza equações empíricas baseadas em modelos teóricos para estimar os diferentes compartimentos do corpo. Incorpora parâmetros elétricos e variáveis antropométricas. Método fiável em pacientes sem alterações hídricas, mas sujeito a erros em pacientes com anomalias. Dentro deste tipo de análise podemos encontrar:
- BIA DE CORPO TOTAL: Avalia os compartimentos corporais de todo o corpo como um único segmento.
- BIA SEGMENTAL: Avalia os compartimentos corporais do corpo inteiro e os diferentes segmentos corporais.
- BIOIMPEDÂNCIA VETORAL: Método qualitativo que representa o vetor de impedância num gráfico de resistência por reactância. Pode ser comparada com elipses de tolerância de 50%, 75% e 95%. O erro é reduzido à medição da bioimpedância e à variabilidade humana.
Aplicações:
A bioimpedância permite o conhecimento da análise da composição corporal e do estado hídrico do paciente.
Algumas áreas de aplicação são:
- Gestão da água e suporte nutricional em doentes renais.
- Cuidados nutricionais no doente idoso.
- Suporte nutricional em doenças hepáticas e pancreáticas.
- Apoio nutricional na diabetes e dislipidemia.
- Cuidados nutricionais em doentes internados em UCI.
- Nutrição parentérica domiciliária.
- Nutrição nos distúrbios alimentares.
- Nutrição no período perioperatório.
- Apoio nutricional a doentes oncológicos.
A colaboração BIOempresas-AKERN conta com mais de 20 anos de trajetória. Ao longo deste percurso, as bioempresas tem impulsionado a bioimpedância no território nacional e em espanha, formando profissionais de saúde, fomentando a investigação neste campo e fornecendo aos profissionais de saúde uma ferramenta diagnóstica de fácil uso




